Com as mudanças no corpo da mãe na gestação, alguns problemas digestivos surgem ou acentuam. Isso pode ocorrer como consequência das alterações hormonais e também pelo crescimento do bebê, ocupando mais espaço na barriga da mãe.
Separei as 3 queixas principais das mamães durante a gestação:
1-Pedra na vesícula
-é a segunda urgência cirúrgica (não obstétrica) na gestação. Não se sabe exatamente todos os mecanismos que levam ao maior aparecimento de pedras na vesícula nesse período.
-é seguro operar em especial no 2o trimestre, de preferência por videolaparoscopia, para minimizar a chance de complicações da incisão. Mesmo assim, sempre que possível acabamos esperar passar o período da gestação para realizar a cirurgia.
2-Azia
-é mais frequente no primeiro trimestre, apesar de no fim da gestação o tamanho do útero aumentar a pressão dentro do abdome e também propiciar refluxo.
-você deve realizar as mesmas medidas dietéticas; evitar alimentos que causam refluxo, não comer e deitar em seguida, fazer refeições menores e mais frequentes,
-atenção: as medicações usadas no tratamento mudam, evitamos os "prazos"durante a gravidez
3-Constipação
-os hormônios levam diretamente a piora do hábito intestinal, além do corpo absorver mais água que normalmente sobraria pro intestino, suplementação de ferro também tem efeito colateral de constipar.
-aqui vale não só favorecer uma dieta rica em fibras, mas atividade física, agentes para aumentar o volume das fezes (como psyllium), e probióticos são grandes aliados para aliviar a dificuldade de ir ao banheiro.
Espero que tenha ajudado! Qualquer dúvida nesse período consulte seu obstetra ou gastro de confiança!!!